quarta-feira, 9 de abril de 2008

Jornalismo e mídias móveis

É de conhecimento geral que os telefones celulares equipados com câmeras de vídeo nas mãos de testemunhas têm sido de grande utilidade para a divulgação de notícias e acontecimentos importantes. Um exemplo disso seria o ataque às torres gêmeas em 2001, em que a maior parte das imagens transmitidas foram amadoras.
Dessa forma, equipes de pesquisa, como a Reuters (agência internacional de notícias) e a European Technical Newspaper Association (Agência Européia de Jornal Técnico) junto com a Scandinavian Newspaper Technology Association (Agência Escandinava de Tecnologia de Jornal), têm se empenhado em realizar estudos sobre as possibilidades de mídias móveis para notícias e outras informações contidas em um jornal.
Estudos indicam que as pessoas vêem os dispositivos móveis como um meio de comunicação pessoal. Um jornal pode ter mais de um leitor. A televisão e o rádio geralmente pertencem a uma família inteira. Já um dispositivo móvel como um GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) é considerado algo que as pessoas sentem que pertence a um indivíduo; é a mídia que pertence a elas.
Os consumidores desse tipo de mídia querem que os conteúdos de um celular estejam além do entretenimento. Saber o que acontece no mundo pelo celular, receber as notícias de jornais e da internet seria uma grande facilidade, tanto para quem viaja muito, para quem trabalha e para quem estuda.
À partir de um projeto realizado pela Reuters no início de 2008 com os chamados “jornalistas móveis”, esses mesmos jornalistas foram fazer a cobertura de encontros munidos apenas de um celular Nokia N82, um teclado sem fio, um pequeno tripé, uma bateria solar e um microfone. Com esse equipamento puderam publicar textos, colocar fotos e vídeos na internet. Sem falar que tudo isso foi realizado de modo discreto devido ao tamanho do equipamento.
Ou seja, com a ajuda das inovações no campo das mídias móveis, o trabalho dos jornalistas também tem se tornado mais prático.


Fonte:
http://www.uta.fi/jourtutkimus/mobiili/tiivis.htm
http://www.guardian.co.uk/media/2008/feb/11/digitalmedia.photography


Adele Lazarin

Nenhum comentário: