quarta-feira, 23 de abril de 2008

Influência da tecnologia na sociedade: nômades urbanos

A utilização de novas tecnologia tem se infiltrado tanto no cotidiano do cidadão que talvez a expressão "novas" possa nao se encaixar mais no contexto. O fato é que o desenvolvimento tecnológico, e a necessidade de se achar um nicho para comercializar toda essa tecnologia, fez com que fosse necessário explorar os meios de comunicaçao, era necessário inserir todas essas descobertas dentro de produtos que fossem de facil acesso e atingissem diversas camadas da populaçao, com isso a popularizaçao dos aparelhos celulares e computadores começou a tomar forma definida.

O trânsito de informações, que agora podem ser transmitidas via áudio, vídeo, texto e fotografia, chega nas mãos do receptor na velocidade de um clique. A comunicação interpessoal é facilitada, todos estao 24h conectados ao mundo, a países, familiares, amigos e vizinhos numa especie de rede invisível, sem necessariamente precisar estar preso a um lugar.

Internet e telefonia móvel não são atualidades, estão presentes há algumas décadas na sociedade, porém, a modernidade que antes se limitava a grandes e pesados aparelhos com antenas, CPUs e milhares de cabos, hoje se apresenta em pequenas máquinas portáteis e tecnologias wireless que passaram a proporcionar aos seus usuários a mobilidade. Essas facilidades criam um curioso cenário antagonico onde podemos definir o homem moderno como um "nomade urbano".

Os nômades sao conhecidos historicamente não pelo que carregam mas pelo que deixam para trás, sabendo que a natureza irá lhes oferecer susutento mais adiante, dessa forma, os beduínos não carregavam sua própria água por terem conhecimento de onde se encontravam os oásis. Assim se tornou o homem moderno, não são necessários mais papéis, livros, documentos, é possivel sair de casa apenas com um pequeno aparelho e ter acesso a tudo isso, um laptop, alguma zona wi-fi, Smartphones, WebZones, desde os produtos mais simples aos mais complexos, tudo que é preciso está praticamente ao alcance das mãos.

Os nômades modernos não tem necessidade de mudar de território, a internet possibilita que tais "mudanças" possam ser feitas muito além do sentido "físico" da palavra, mesmo aquele que vive em uma pequena cidade ou confinado em um quarto pode ter acesso a diversas partes do mundo e interagir com elas, essas transformaçoes estão se refletido na sociedade, modificado-a constantemente e chamando a atenção de cientistas e sociólogos, a tecnologia tem mudado a forma como o indivio interage com os demais, teme-se que a grande vitrine que está a todo momento oferecendo novos conhecimentos, acessos e pessoas na vida virtual acabe por impedi-lo de reparar naquelas que propriamente o cercam e fazem parte do seu cotidiano real.

A verdade é que ao se oferecer toda essa gama de informações é dado ao individuo não só o livre acesso mas a opção de se acessar ou nao, e tal decisão só é cabivel a ele. Qualquer forma de desenvolvimento tecnológico traz consigo consequências positivas e negativas, o carro que possibilita a locomoçao é o mesmo que promove milhares de mortes por ano. O juízo de valores portanto deve ser voltado não para as possibilidades oferecidas pelas novas mídias, mas sim para a mentalidade e educaçao que vem sendo passada para a populaçao, que irá influenciar diretamente na forma como tais mídias serão utilizadas.


Fonte: http://www.economist.com/opinion/displaystory.cfm?story_id=10950394
Lílian Rezende

Nenhum comentário: