quinta-feira, 27 de março de 2008

Mensagens no celular: alternativa barata e prática

Os possuidores de celular pré-pago sabem, como ninguém, o quanto custa realizar uma chamada com o aparelho, ainda mais se o destinatário da ligação usar uma operadora diferente da sua. As empresas de telefonia móvel costumam usar uma tarifa padrão acrescida dos impostos, cuja taxa varia em cada estado. Em Goiás, por exemplo, o minuto de uma ligação com o plano básico de tarifas para celulares "a cartão" sai por cerca de 1 real. Isso restringe muito o uso do celular para ligações, principalmente se considerarmos que a maioria das pessoas faz recargas de cerca de 15 reais ao mês. Ao comparar este valor com o de uma mensagem de texto, ele cai significativamente: o preço aproximado de cada mensagem é cerca de 36 centavos.

O serviço, Short Message Service (de onde vem a sigla SMS) ou serviço de mensagens curtas, surgiu com os primeiros celulares digitais, e virou febre em alguns países. Aqui no Brasil, embora não tenha alcançado proporções grandiosas, é indiscutivelmente popular. Hoje, as principais operadoras tem acordos de interoperabilidade, o que permite, por exemplo, que clientes TIM enviem e recebam mensagens de clientes Vivo, e por aí vai. As mensagens de texto possuem, geralmente, o limite de até 160 caracteres. Celulares GSM mais novos possibilitam que sejam enviadas mensagens bem maiores, que são tarifadas a cada 160 caracteres como uma mensagem individual.

As mensagens de texto funcionam tanto para avisos rápidos, que dispensariam a necessidade de uma ligação, como para comunicação em locais silenciosos (durante reuniões, ou em bibliotecas, salas de aula). Algumas operadoras, como a TIM, também promovem o SMS como uma ferramenta de trabalho, para, por exemplo, comunicação simultânea entre um gerente e sua equipe, ou para manter os clientes sempre informados das novidades.

Além do SMS, muitos celulares hoje já possuem o MMS, Multimedia Message Service ou serviço de mensagens multimídia, que permite enviar, junto com texto, fotos, sons e até vídeos. Os preços das MMS são mais caros, variando de 50 centavos a 1 real dependendo da operadora, e ainda não estão populares quanto o SMS, mesmo porque até hoje os celulares mais simples não possuem este serviço.


TIAGO GEBRIM

Nenhum comentário: