domingo, 23 de março de 2008

Internet móvel e as zonas Wi-Fi


Gradativamente são propostas cada vez mais inovações no meio tecnológico que busquem dinamizar o acesso à Internet e veiculá-las à patentes especializadas. Um dos exemplos é a nova tecnologia Wireless, geralmente funcional em shoppings, hotéis, aeroportos e outros grandes pontos de circulação pública que possam visar clientes com necessidade de comunicação internacional e rápida.

No Brasil, a tecnologia começou a ser implantada no início de 2003 em iniciativa privada da Telemar/Oi e hoje conta com diversos dos denominados “Hot Spots” ou zonas Wi-Fi. Estabilizada no cotidiano de países desenvolvidos, a tecnologia Wi-Fi (abreviação para Wireless Fidelity ou Fidelidade Sem-Fio, em português) consiste na transmissão de dados em banda-larga por sinal de rádio de antenas das operadoras para notebooks ou outros portáteis compatíveis, necessitando apenas da inclusão de uma placa específica no aparelho. Também conhecida por WLAN (Wireless LAN, ou Área de Internet Local Sem-Fio), a tecnologia tem restrição de área de 300m de distância das torres transmissoras e, em geral, capacidade de velocidade de 11 Mpbs.

Tendo relativo baixo custo tanto para aquisição da tecnologia de compatibilidade (em torno de R$ 275,00) quanto para o custo e velocidade de acesso, a tecnologia Wi-Fi é de simples acesso e utilizada em ampla escala pela classe executiva. Entretanto, ainda é pouco conhecida e tem suas vantagens em início de exploração no Brasil. Um dos pioneiros nesse quesito é o provedor Terra, que lançou um pacote empresarial chamado “Terra Banda Larga Empresarial Wi-Fi Corp”, em bom nível de expansão e com pretensão de chegar aos dez mil usuários até o final do ano.

Resumidamente, dentro de tais zonas o acesso à Internet passa a ser possível independentemente da conexão com linhas telefônicas fixas, permitindo que o uso de computadores e outros aparelhos remotos não seja obrigatoriamente acompanhado do uso de um celular. Deste modo, é provável que a evolução em relação ao acesso à Internet por meio direto em celulares cresça paralelamente à tecnologias como o Wi-Fi, gerando inovações bilaterais mais acessíveis na futura 3ª geração de portáteis e aumentando ainda mais a atuação de mídias móveis como um meio comunicativo a ser usado no cotidiano.


Pietro Bottura

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