domingo, 23 de março de 2008

Evolução do celular

Tecnologia é sinônimo de evolução! Com o passar dos anos, é comum notarmos as diferenças tecnológicas. Em relação aos aparelhos celulares não foi diferente! De uns anos pra cá, com o avanço tecnológico e científico notamos que muitos aparelhos ganharam design inovador, ficaram mais leves e cada vez mais úteis ao nosso cotidiano.
Hoje é considerado comum encontrarmos pelas ruas aparelhos que tiram fotos, gravam vídeos, possui serviço de internet, e inclusive tocam mp3 e rádio. Mas antigamente celular era apenas um artigo de luxo.Eis aqui uma análise da evolução do celular.

Voltando ao túnel do tempo:

1973 - A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola. O aparelho utilizado por Martin Cooper, para fazer a ligação para um telefone fixo, pesava aproximadamente um quilo, media 25 cm de comprimento por 7 cm de largura. A bateria utilizada no aparelho permitia 20 minutos de conversa.
1979 – Surge o telefone celular no Japão


1983 – Após 10 anos, desde a primeira ligação, foi comercializado o primeiro aparelho celular. O aparelho era chamado DynaTAC 8000x, da Motorola, pesava 794,16 gramas, algo que não devia surpreender na época, os celulares atuais, em geral, pesam menos de 100 gramas. O DynaTAC 8000x custava cerca de 3.995 dólares.



1987 – Foi criado o primeiro portátil da Ericsson, denominado de Combi Hotline.O terminal funcionava na tecnologia TDMA e na analógica AMPS (Advanced Mobile Phone System)

1989 – Surge o MicroTac com flip. Considerado o mais leve da categoria, pesava 290 gramas e sua bateria durava 90 minutos em uso e 15 horas em stand by.
1990 – O Celular chega ao Brasil. Na época, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel), o país contava com 667 aparelhos. Em 30 de dezembro de 1990, a comunicação móvel começou a funcionar no Rio de Janeiro, com capacidade para 10 mil terminais.



1996 - o StarTac da Motorola iniciou a moda dos celulares clamshell, inspirado no comunicador da série Jornada nas Estrelas. Nesse mesmo ano, a CTBC, lançou o primeiro terminal pré-pago no Brasil.



A partir do ano 2000 temos aparelhos cada vez mais complexos…



2002 – chega ao Brasil o primeiro celular CDMA com display colorido.




2005 - Em 2005 os celulares já se transformaram em computadores de mão, câmeras digitais, tocadores de MP3 e até televisores. Notícias, videoclipes, futebol e novelas na palma da mão.

Alguns celulares e suas respectivas funções:


Com Bafômetro

Um Celular que Tira Fotos Debaixo d’Água


Porta-batom GSM da linha fashion.




A tendência para o futuro é termos inovações tecnológicas que facilitem cada vez mais nossa vida e o nosso cotidiano.
Caroline Rabelo


Nenhum comentário: