sábado, 22 de março de 2008

Mídias móveis e tecnologia Bluetooth

Vivemos em tempos modernos e há alguns anos a palavra chave pra designação do futuro tem sido "globalização".

A integração econômica, política e social gera a necessidade da circulação rápida e fácil acesso a informação. Numa nova configuração mundial, onde tempo é dinheiro e informação se torna um bem cada vez mais procurado, um novo conceito ganha força a cada ano: Mobilidade.

A mobilidade não se resume a uma ação, vem de uma necessidade de expansão e integração entre países, reflete a necessidade de se deslocar, conhecer novos mundos, explorar.

Junto a mobilidade associaram-se a informação (entenda-se conteúdo ou publicidade) e a tecnologia. Celulares, videogames, MP3, Smartphones (Blackberry, Treo), PDAs e mídias indoor fazem parte do universo das mídias móveis, tanto procuradas por serem de fácil acessibilidade e promover a rápida divulgação. Dentro desse universo as MobiZones ilustram bem o crescimento e utilidade das mídias móveis.


Recentemente, alguns shoppings da África do Sul passaram a contar com essa tecnologia, trata-se de uma rede de cobertura Bluetooth hotspots que oferece ofertas, anúncios, notícias, trailers, ringtones, etc, além de permitir aos usuários disponibilizar seu próprio conteúdo na rede.

A companhia dona dos centros comerciais se associou a uma empresa chamada MobiBlitz, que ficará reponsavel pela instalação e manutenção do serviço em aproximadamente 70 shoppings espalhados pelo país.

Os dados de downloads pelos usuários são monitorados em tempo real e os anunciantes podem escolher quantas webzones quiserem para atuar, essa nova campanha de Bluetooth marketing tem atraído grandes empresas como KFC, Wrigley e até mesmo a MTV, que disponibiliza Mobisodes exclusivo (episódios de séries ou programas), além de outros conteúdos.

A vantagem para os consumidores é poder ter um certo controle em relação as informações que irá receber, podendo selecionar apenas aquelas referentes às suas áreas de interesse, sem ser importunado por mensagens inconvenientes já que, uma vez rejeitado, a MobiBlitz garante que o pedido não voltará a ser enviado por um determinado período.


Fonte: (http://www.mobilemarketingwatch.com/694/shopping-malls-turn-to-bluetooth-for-marketing/)


Lílian Rezende

Nenhum comentário: